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Seguro Responsabilidade Civil

Seguro Responsabilidade Civil



O Seguro de Responsabilidade Civil visa garantir proteção e reembolso ao segurado, contra reclamações para reparação por danos involuntários materiais, corporais e morais em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo de modo expresso pela Seguradora, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente e contratadas na apólice.

O principal objetivo do RC, como é conhecido este seguro, é garantir a proteção do  patrimônio na hipótese da empresa ou seus colaboradores serem responsabilizados, judicialmente ou por meio de reclamação direta, por ter causado danos materiais, corporais ou morais involuntários a terceiros.

A indenização que o segurado tiver que pagar poderá ser reembolsada até o limite previsto na apólice, dependendo das coberturas contratadas, podendo ainda incluir as despesas com custas judiciais e advogado.

Os seguros de RC compreendem várias realidades, com coberturas para riscos individuais, comércio, indústria, etc. Os riscos de atividades de profissionais liberais, autônomos ou contratados, têm coberturas individualizadas, mesmo quando o seguro é feito pelas companhias para os quais prestam serviços ou empresas com os quais têm vínculo empregatício.

Para os casos específicos de diretores, administradores, conselheiros e gerentes de empresas, por sua vez, têm à disposição o seguro D&O (sigla em inglês para Directors and Officers Liability Insurance), que garante danos decorrentes de eventual tomada de decisão desses altos executivos. É uma proteção ao patrimônio pessoal do executivo em processos movidos contra a pessoa física, decorrentes de atos de sua gestão no cargo da pessoa jurídica.

O seguro de responsabilidade civil difere dos seguros tradicionais e dadas as suas características particulares, qualquer pessoa ou empresa pode fazer um seguro de RC com coberturas apropriadas para o tipo de proteção que precisa.


Não deixe de consultar outras coberturas adicionais ou acessórias, que visam promover mais  comodidade e segurança para sua empresa e colaboradores.


O contrato de seguro é um contrato de boa fé e deve ser baseado nas necessidades de quem o contrata. Desta forma, é necessário que a parte contratante preste informações corretas e atualizadas, verifique os limites e valores das coberturas/assistências contratadas e suas possíveis exclusões, evitando situações indesejáveis em eventuais casos de sinistros.